- Colocar o nome e o logotipo em todas as páginas e fazer no logo um link para a página inicial (excepto na própria página inicial onde o logotipo não deve jamais ter um link para a própria página).
- Disponibilizar uma opção de pesquisa se o site tiver mais de 100 páginas.
- Escrever cabeçalhos e títulos simples e directos que expliquem claramente qual o conteúdo da página e que faça sentido quando é lido fora do contexto desta, através de uma busca.
- Estruturar a página para facilitar o scanning e ajudar os utilizadores a ignorar blocos maçadores da página num simples piscar de olhos: por exemplo através da utilização de agrupamentos e subtítulos a partir de uma longa lista poder-se-á chegar rapidamente a uma lista mais pequena e perceptivel.
- Em vez de colocar tudo sobre um produto ou um assunto numa única e infinita página, deve-se utilizar hipertexto para estruturar o espaço disponível na página inicial que disponibiliza uma visualização e várias páginas secundárias que focalizam-se no seu tema específico. O objectivo é permitir aos utilizadores evitar desperdiçar tempo nos sub-temas que não lhes interessam.
- Usar fotografias de produtos, mas evitar páginas cheias dessas mesmas fotografias com toda a família de produtos possíveis. Deve-se então ter uma pequena fotografia de cada produto numa página individual e fazer um link dessa fotografia para uma ou mais fotografias de maior dimensão que mostre mais detalhes adequados às necessidades dos utilizadores. Esta situação varia de acordo com o tipo de produto. Alguns produtos poderão ainda necessitar de fotografias com zoom ou rotativas. devendo estas opções ser remetidas para páginas secundárias. A primeira página que contém o produto deve ser rápida e limitada a um plano da fotografia reduzido.
- Utilizar uma imagem reduzida e relevante quando se preparam pequenas fotografias e imagens: em vez de simplesmente redimensionar a imagem original para uma pequena e ilegível fotografia, deve-se fazer um zoom dos detalhes mais relevantes e utilizar uma solução combinada de corte e redimensionamento.
- Utilizar link's com títulos para permitir ao utilizador, visualizar antecipadamente para onde se encaminhará cada link antes de clicar.
- Assegurar que todas as páginas importantes estão acessíveis aos utilizadores com deficiências, especialmente aos invisuais.
- Fazer o mesmo que os outros fazem: se a maioria dos grandes websites fizer algo de certa forma, devemos segui-los desde que os utilizadores esperem que o site funcione da mesma forma. Deve-se ter em conta que os utilizadores gastam a maioria do seu tempo noutros sites, e é ai que criam expectativas acerca do funcionamento da web.
quarta-feira, 9 de janeiro de 2008
As 10 dicas para um bom site!
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